"Heróis anônimos que brilham nos bastidores, criando scripts e roteiros de amor à vida..."

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Tratamento com manganês pode impedir infecções graves pela bactéria E. coli


Em um recente estudo, camundongos expostos à doses letais de shiga toxina, um composto produzido por E. coli e outras bactérias, não sofreram nenhum dos efeitos nocivos da toxina se eles tivessem sido tratados com manganês, sugerindo que o elemento pode prevenir os graves efeitos dessas infecções.

A shiga toxina pode causar desde infecções intestinais a insuficiência renal. As fontes mais comuns da toxina são as bactérias S. dysenteriae e o Grupo Shigatoxigênico de Escherichia coli, que inclui as cepas O157:H7, O104:H4, e outras E. coli enterohemorrágicas (EHEC).


Embora o estudo tenha sido feito em camundongos, os pesquisadores disseram que o manganês pode ser efetivo no tratamento das infecções envolvidas com a shiga toxina em humanos, que afeta mais de 150 milhões de pessoas a cada ano, principalmente nos países subdesenvolvidos.
Pesquisas anteriores mostraram que a shiga toxina causa estragos nas células por que ela encontrou uma maneira de evitar ser degradada pelas lixeiras das células, os lisossomos. Entretanto, no novo estudo, os pesquisadores descobriram que o manganês neutraliza o mecanismo, fazendo com que a toxina seja degradada pelos lisossomos. Esse tratamento poderia ser utilizado juntamente com a antibioticoterapia.


Nos experimentos com culturas celulares in vitro, o tratamento com manganês resultou no aumento de quase 4 mil vezes na quantidade de toxina Shiga necessária para induzir a morte celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário