"Heróis anônimos que brilham nos bastidores, criando scripts e roteiros de amor à vida..."

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A obesidade pode ser contagiosa, ao menos em ratos, afirma estudo


É normal que uma pessoa obesa influencie outra através da repetição de seus hábitos alimentares, mas um novo estudo em ratos sugere que a obesidade poderia ser realmente contagiosa.
  No estudo, camundongos geneticamente modificados - para ter uma deficiência imunológica específica desenvolvida em obesos - ficaram mais gordos quando alimentados com uma dieta de estilo ocidental. Mas, surpreendentemente, quando esses camundongos imunodeficientes foram colocados na mesma gaiola como ratos saudáveis, os camundongos saudáveis começaram a ter sintomas de doenças hepáticas e também ficaram mais gordos.
O pesquisador Richard Flavell, professor de Imunobiologia da Yale School of Medicine afirma que a causa está ligada a micróbios no estômago dos ratos: “Nós normalmente vivemos em simbiose com as bactérias em nossos intestinos, mas no estudo, o número de ‘más bactérias’, que ocasionam doenças, aumentou mil vezes em camundongos com problemas imunológicos” afirma.
E é por essas bactérias ruins que houve a transmissão de rato para rato, ocasionando mudanças intestinais nos ratos saudáveis. "Nós poderíamos fazer um rato gordo apenas colocando-o na mesma gaiola que o rato outro", disse Flavell.
O especialista afirma que o mesmo pode ocorrer em humano: “Mas vamos precisar de muito mais pesquisas para descobrir”.
O contágio da obesidade observado neste estudo é, provavelmente, mais possível em ratos do que em pessoas porque os ratos comem uns aos outros, uma maneira muito eficiente de transmitir bactérias intestinais.
O novo estudo sugere que o ambiente pode desempenhar um papel importante na obesidade humana. Antigamente, doenças hepáticas e obesidade eram consideradas apenas hereditárias, hoje, os cientistas promovem novos estudos para constatar a obesidade contagiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário