"Heróis anônimos que brilham nos bastidores, criando scripts e roteiros de amor à vida..."

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Estudo: memória e raciocínio se deterioram a partir dos 45 anos


Um estudo realizado pela University College de Londres (UCL) indicou que as funções do cérebro podem começar a se deteriorar já aos 45 anos de idade. Entre mulheres e homens com idades entre 45 e 49 anos, os cientistas perceberam um declínio no raciocínio mental de 3,6%. As conclusões contradizem pesquisas anteriores sugerindo que o declínio cognitivo só começaria depois dos 60.

O estudo, publicado na revista científica British Medical Journal, foi conduzido ao longo de dez anos, entre 1997 e 2007. Os cientistas avaliaram a memória, o vocabulário e as habilidades cognitivas – de percepção ou de compreensão – de quase 5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres entre 45 e 70 anos, todos, funcionários públicos britânicos.


Os resultados demonstraram uma piora em memória e cognição visual e auditiva, mas não em vocabulário – com um declínio mais acentuado nas pessoas mais velhas. Entre os indivíduos entre 65 e 70 anos, eles perceberam um declínio mental foi de 9,6% entre homens e 7,4% entre mulheres da mesma idade.


Para os cientistas, isso quer dizer que a demência não é um problema exclusivo da velhice, e sim um processo que se desenrola ao longo de duas ou três décadas. “É importante identificar os riscos cedo. Se a doença começou em um indivíduo nos seus 50 que só começa a ser tratado nos 60, como fazemos para separar causa e efeito?”, questiona o professor Archana Singh-Manoux, do Centro de Pesquisas em Epidemiologia e Saúde da População, na França, que conduziu a pesquisa na instituição londrina.


“O que precisamos agora é analisar aqueles que experimentam um declínio cognitivo mais rápido que a média e saber como parar o declínio. Algum nível de prevenção definitivamente é possível”, afirma.


http://www.biomedicos.com.br/index.php/2012/01/09/estudo-memoria-e-raciocinio-se-deterioram-a-partir-dos-45-anos/?utm_medium=facebook&utm_source=twitterfeed

Um novo olhar sobre as alergias


A pesquisa sobre alergia e asma tem trilhado umcaminho equivocado há décadas, diz o pesquisador Stephen Holgate, da Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, Inglaterra. Para o médico, a ênfase dos estudos está excessivamente centrada em tentar entender o papel da imunoglobulina E (IgE), o anticorpo que parece ser o responsável pela sensibilidade exacerbada do sistema imunológico desses pacientes.

Essa abordagem, na visão de Holgate, produziu poucos benefícios em termos de novos tratamentos para a asma e a alergia (Nature, 24 de novembro). Parte desse insucesso, diz o médico, deriva das limitações inerentes aos estudos feitos com  os modelos animais dessas doenças. Essas pesquisas conduzidas em roedores e primatas têm sido o principal pilar dos esforços que buscam  produzir novidades na área. Há, noentanto, um problema: o que parece funcionar nos animais não se revelou tão útil na hora de transferir esse conhecimento para a práticamédica em seres humanos, segundo o cientista britânico. Por isso, ele defende que os novos trabalhos sobre alergia e asma tenham como foco prioritário estudar as manifestações dessas doenças nas próprias pessoas. “O modelo atual para descobrir  grandes drogas é insustentável”, afirma Holgate. “É preciso também uma nova forma de colaboração, mais aberta e confiável, entre a academia e a indústria.”


Meme's ;D


Meme's ;D


Pérolas Biomédicas!

  • Falando sobre ultrassonografia 3D, um biomédico pergunta: “Mas você viu o utrassom de óculos?!”

  •  Uma biomédica atribui novas funções ao útero quando disse que haveria “gliconeogênese e glicogenólise no mesmo...”

  • Uma biomédica diz estar com “dor de barriga”, em seguida o diagnóstico... “Ah! Acho que é um RETOvírus”

  • Durante um seminário uma biomédica solta o seguinte:"... vírus que infecta todas as VÍSCERAS do Sistema Nervoso Central..."

  • Desatentas e desesperadas biomédicas perguntam ao docente como descobrir se o medicamento apresentado em uma questão era ácido ou base, então o professor pergunta qual era o nome do medicamento, em seguida a resposta "ÁCIDO acetilsalicilico". Falta de atenção!? Quase nada!
Em Breve Mais... ;D


Carta aberta aos Conselhos de Biomedicina - Piso salarial já!


Estudante de Biomedicina


"O alemão Halald Zur Hausen e os franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier dividiram nesta segunda-feira (6) o prêmio Nobel de medicina de 2008. O alemão revelou que um vírus causa o câncer cervical e os franceses descobriram o vírus da Aids."
JC Online 

          O prêmio mais cobiçado do mundo científico, o OSCAR da pesquisa, foi oferecido a um alemão e dois franceses. Cada um com a sua descoberta muito significativa e aplicável à sociedade. Seria mais "Nobel" ainda se não tivesse sido entregue com 20 anos de atraso.
Uma situação dessas leva qualquer um a pensar o verdadeiro prêmio que move esses pesqueisadores.
Teríamos nós a elegência de esperar 20 anos por um recohecimento merecido e, quando este chegar, encararmos como uma obrigação com a sociedade?

             Quando escolhi a área de saúde, não imaginei a responsabilidade que isso em traria. Você lidar com a vida de outra pessoa, estar em contato com familiares sensibilizados por uma situação, dar ou retirar a última esperança que resta de alguém é muito mais que uma habilidade profissional, é um dom!
Mais especificamente falando da Biomedicina, posso dizer que essa não é a profissão certa para quem deseja holofotes, fama e reconhecimento. Há um texto que diz que o biomédico fica por trás das cortinas enquanto o espetáculo acontece, embora sua presença seja indispensável.

              Embora a fama faça com que sejamos estimulados a sempre fazer o melhor, não é só ela que move o instindo de perpetuador da vida que compõe cada profissional de saúde.

         Se todos os heróis que existem no mundo esperassem pela fama que desfruta o Superman, creio que boas ações e solidariedade seriam artigos de museu. Muitos vivem em condições subhumanas para poder dar dignidade, nem que seja mínima, para pessoas que necessitam. Enviados para campos de concentração, funcionários de serviços públicos precários e profissionais com salários miseráveis que fazem corretamente o seu serviço, são movidos pelo instinto de sempre fazer o melhor para dar qualidade de vida à população.

        Então caros colegas, trabalhar com saúde e, principalmente, ser Biomédica não é esperar glórias e flores em sua ascenção. É trabalhar para ver o sorriso de quem pode ser mais feliz com a sua colaboração, é passar noites acordado procurando solução para os problemas alheios, é sacrificar a sua vida em prol de outrem....é esperar 20  anos pelo seu devido reconhecimento (e se este um dia for condecorado). Ser Biomédico é viver a vida em sua mais pura e divina essência, é fazer o bem sem olhar a quem. É o amor que você doa todos os dias e a lição de vida que te acompanhará eternamente.
Finalizo com um pedido, não queiram ser profissionais PopStars, os quais a fama vem em primeiro lugar, mas se esta chegar, a usem para disseminar o amor ao próximo, essa é a única forma de melhorarmos o mundo!

by.ka